terça-feira, 23 de novembro de 2010

EIXO VIII-ESTÁGIO CURRICULAR

No Eixo VII realizei o estágio curricular, com uma turma de quarta série composta de 27 alunos participativos, empolgados a realizar tudo o que era proposto. Como eu já havia trabalhado com eles na terceira série possibilitou ainda mais o início do meu projeto.
Como eu sempre gostei de trabalhar a História e a Geografia do Rio Grande do Sul,montamos um projeto envolvendo a pré-História e a formação histórica do nosso estado.Numa aula presencial a Professora Hilda Jaqueline me sugeriu de iniciar pela pré-história o que não é muito comum,pois sempre se começa pela formação histórica.Acatando sua sugestão resolvi fazer assim.
Mas como fazer?Sempre trabalhei iniciando pelos índios como primeiros habitantes do RS. Para não pesquisar sozinha, convidei meus alunos para fazermos uma rodinha onde lancei a idéia de juntos pesquisarmos a pré-história do nosso estado. Mediante a empolgação deles nos lançamos no mundo da pesquisa.
A cada dia surgia uma novidade. Até a Ciências foi incluída, pois começaram a descobrir os animais que habitaram a pré-história e aos poucos todas as disciplinas foram sendo utilizadas.Quando apareceu a figura dos Índios Guarani, os alunos fizeram ligação com o povoamento do nosso município e de todo o litoral do estado que havíamos estudado na série anterior.
A partir daí entramos na formação histórica do nosso estado.
Como foi interessante esta viagem pela pré-história através da pesquisa. Como ficou mais fácil trabalhar a História.
Em meus vinte e nove anos de profissão, algum deles trabalhando com turmas de quarta série, não havia tido tamanha experiência.
Pedro Demo,um dos autores que utilizei em meu TCC,fala que a pesquisa é uma construção do conhecimento, que passa pela experiência, onde o aluno é sujeito do seu próprio processo de aprendizagem.Também fala da importância da pesquisa tanto do professor quanto do aluno onde o mesmo deixa de ser simples objeto do ensino ministrado pelo professor para juntamente com ele ser parceiro de trabalho na busca de soluções para os problemas encontrados. Só assim a pesquisa se constitui como eixo norteador de conhecimento.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Maria do Carmo, tua postagem vem confirmar a idéia de que estamos sempre aprendendo.
Independentemente de onde estejamos, a troca, a interação, a participação em diferentes situações nos proporcionam aprendizagens diversas, basta que queiramos crescer, evoluir.
Depois de 29 anos de magistério, teu estágio te proporcionou uma experiência ainda antes não vivida...

Parabéns pelo estágio e pela aprendizagem construída neste período...
sucesso!!!
Abração