segunda-feira, 8 de novembro de 2010

EIXO SETE
Revisitando as atividades do eixo VI na Interdisciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II, relendo o texto, Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos do prof. Fernando Becker.O texto fala sobre a importância do papel do professor como facilitador e mediador da aprendizagem, pois o professor, não é aquele que apenas transmite o conhecimento, que é detentor do saber, porque nós, professoras e professores aprendemos junto com nossos alunos.
O texto fala da pedagogia legitimada pela epistemologia empirista, configurando o próprio quadro da reprodução da ideologia, reprodução do autoritarismo, da coação...
Desta forma a aprendizagem se torna um processo mais complicado e difícil, pois a aprendizagem ocorre na medida em que a pessoa inicia sua relação no mundo e com o mundo. O professor deve ser o mediador das ações possibilitando o envolvimento do aluno em pesquisas dentro dos projetos, resolvendo situações problemas, atividades originárias das suas curiosidades. Com este envolvimento estarão desenvolvendo sua aprendizagem de forma significativa, não recebendo tudo como saberes pronto e acabados encontrados nos manuais didáticos.
Retomando meu estágio curricular com uma turma de quarta série, percebi no meu fazer pedagógico a importância de deixar o aluno ir à busca de novos conhecimentos dentro da história, através da pesquisa.Quando iniciei meu estágio comecei a trabalhar com a pesquisa como minha aliada. Percebi o engajamento deles junto comigo e aos poucos fui percebendo a autonomia em meus alunos.
Minha escola tenta direcionar seu fazer pedagógico na proposta construtivista, mas como existe muita mudança de professores, este fazer fica complicado de ser aplicado de maneira correta. Se isto fosse possível, se romperia com a relação de autoritarismo da educação bancária, tão discutida por Paulo Freire, onde apenas o professor é o detentor do saber.
Acredito na educação libertadora onde aluno e professor juntos aprendem. Esta educação eu vivenciei com minha turma de quarta série.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Maria do Carmo,

Se bem me lembro, há uma certa rotatividade de professores na tua escola, não é isso?
Certamente compromete o envolvimento de todos num projeto compartilhado.
Todavia, seria interessante saber mais sobre o que foi possível fazer com a tua turma de quarta série. Como tu fez da pesquisa tua aliada? Que desdobramentos isso teve e em que medida confirmam as perspectivas dos autores mencionados?
Voltarei em breve para seguirmos com nosso diálogo...
Um carinhoso abraço e votos de um ótimo final de semana!
Profa. Nádie