quarta-feira, 24 de novembro de 2010

EIXO IX-CONSTRUINDO O TCC


No Eixo IX, a construção do TCC, foi a representação de quatro anos e meio dedicados ao curso de Pedagogia.
O caminho percorrido nestes anos nem sempre foram fáceis. Noto que cada semestre foi representado nas aulas presenciais, nas aulas a distância, onde era eu, o computador, vários autores e seus livros e um pouco de minha experiência como professora. Toda esta bagagem carregada às vezes com muita persistência me fez crescer tanto como pessoa, como profissional, pois sempre se aprende um pouco mais. Naveguei em ilhas desconhecidas, mas meu barco um dia vai ancorar num porto seguro.
A escolha do meu tema para o TCC tinha sido sobre a ocupação indígena no litoral representada pelos sambaquis. Na primeira aula presencial do Eixo IX fui aconselhada a mudar, pois o tema não envolvia a Pedagogia e sim um curso de História. Analisando meu estágio fui orientada a falar sobre o uso da pesquisa no ensino de História. Como eu já havia coletado materiais para a minha idéia, tive que coletar materiais novamente para esta sugestão. De início não me agradei da sugestão, mas no decorrer das pesquisas fui dialogando com alguns autores e com a minha prática de estágio finalmente saiu o tão inquietante TCC.
Encontrei dificuldades em realizar o TCC, minha primeira versão não agradou a professora, tive que refazê-lo quase todo em um dia, pois estava ausente envolvida com minha mãe e quando retornei o prazo era curto: apenas um dia. Sei que o tempo reduzido prejudicará as conclusões do TCC, pois sou muito sucinta na minha escrita, não sou de escrever muito, utilizei poucos autores na parte teórica e utilizei mais a minha prática de estágio.
Se não conseguir êxito, valeu a pena ter tentado.

2 comentários:

Fabiana disse...

Olá Maria do Carmo,
é muito gratificante percorrer este caminho junto contigo e visualizar o teu crescimento.
Foram quatro anos de muita correria, deprendimento e dedicação a esta causa: formação em nível superior.
Navegaste em ilhas desconhecidas, mas o porto seguro está próximo...com certeza....
Sei que já defendeste teu TCC, e agora? Me diga como foi a experiência...

Abração,
Fabiana
Seguimos dialogando....

atrevida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.