segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Visita ao Eixo Seis
Após a leitura do texto: ”Currículo, o coração da escola”, de Maria Beatriz Gomes da Silva, analisei algumas concepções de avaliação no currículo escolar.
Minha concepção de avaliação vai além de classificar, pois me preocupo com o processo de aprendizagem ao longo do período letivo,fazendo acompanhamento do aluno,orientando-o a cada dificuldade apresentada como nos fala a autora.
Minha proposta curricular está fundamentada numa epistemologia que acredita no conhecimento como uma construção sócio-interativa.
Em meu estágio curricular trabalhei com um projeto interdisciplinar sobre a formação pré e histórica do RS; as missões jesuíticas. Durante o desenvolvimento deste projeto aconteceram muitas pesquisas, de onde se originou o tema do meu TCC. Durante estas pesquisas sobre a pré-história do nosso estado, eu e meus alunos, juntos, pesquisamos muito e juntos também aprendemos muito. Nossa avaliação, digo assim porque também me avaliei juntamente com meus alunos, aconteceu de maneira democrática: nos auto-avaliamos e fomos avaliados na medida em que ocorriam nossas aprendizagens.
Segundo a autora que diz: “... o currículo é o coração da escola. É por dentro dele que pulsam e se mostram as mais diversas potencialidades, em meio às reações manifestadas pelos alunos nos seus escritos, desenhos, jogos, brincadeiras, experimentos, estratégias de relacionamento entre si e com os educadores. É por dentro dele que desejos podem ser tolhidos ou encorajados. A força do currículo escolar é tanta, que sobre ele costumam recair os aplausos ou as criticas sobre o “êxito” ou “fracasso escolar”, quando se discutem as causas internas da boa ou da má qualidade do ensino”.

2 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

antes de comentar a postagem, uma dúvida: essa atividade é relacionada com o eixo 6? Me confundi ou não tem postagem sobre o eixo 5?
Bem, gostei muito da tua reflexão sobre o currículo, todavia falta um fechamento após a citação da autora. Assim como a referência completa (ano e página) de onde tu extraiu a citação. Esta complementação é importante, pois te ajuda inclusive a construir uma escrita mais acadêmica e adequada para o TCC.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

atrevida disse...

Professora Nadie:
o texto foi organizado para uso didático da interdisciplina Organização do Ensino Fundamental,no Eixo Seis.Só diz a edição:1ª e ano 2006-2009.
A respeito do Eixo cinco,fiz sobre o uso do tempo,a qual já comentaste.
Beijos