VISITANDO O EIXO QUATRO
Fazendo uma revisita ao Eixo Quatro deparei-me com a Interdisciplina Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, ministrada pelo Professor Nilton Mullet .Meu tema do TCC será sobre o ensino da História na quarta série a partir da pesquisa e esta interdisciplina tem muito a me ajudar.
Sempre que iniciamos um trabalho na área de história, precisamos localizar o aluno em seu pertencimento: quem ele é, seu papel na família, na comunidade, no município, no estado e no país.
A sua localização inicia-se a partir da história da sua vida, da sua família e acontecimentos que marcaram suas trajetórias enquanto seres atuantes em uma sociedade. A partir do conhecimento da sua história, partiria para o conhecimento da localidade, município, estado e país onde faz parte.
Meu estágio foi com uma turma de quarta série e trabalhei com um projeto sobre as missões jesuíticas. Se o aluno não conhece a sua história, seu pertencimento, como vai estudar a história de outras pessoas,que nem conhecem,somente através de fotos, gravuras, como é o caso dos índios, primeiros habitantes da nossa terra, mas ao mesmo tempo, muitos têm descendência destes habitantes do seu município e estado.
Nosso planejamento deve ser aberto a novas mudanças, pois se o aluno não se localizou na sua família, sua comunidade, seu município, como irá se localizar em seu estado. Neste caso é importante fazer uma retomada dos conteúdos e localizar o aluno para depois seguir adiante. Não podemos pular passos só porque a família não é objetivo da quarta série, mas se o aluno não foi trabalhado, é imprescindível esta retomada.
No meu estágio comecei pela história do aluno, sua árvore genealógica a partir de seus sobrenomes e a seguir introduzi o estudo sobre a pré-história e história do estado. Como eu já havia trabalhado com eles na terceira série, não foi difícil encaminhá-los, foi somente uma revisão. A montagem das árvores genealógicas foi interessante, pois ficaram encantados pela descoberta da origem de seus sobrenomes através da pesquisa com os avôs, avós, pais e tios. Muitos não sabiam a descendência de seu nome causando frustração neles. Como a grande maioria tinha descendência de indígenas, facilitou o início das pesquisas.
A autora Clarice Bittencourt fala da dificuldade que os profissionais da área apresentam em organizar os objetivos a serem trabalhados em cada série. É importante selecionar os conteúdos de acordo com o conhecimento prévio que os alunos possuem ou que já obtiveram nas séries anteriores. Para isso é importante recursos didáticos variados e diversificados para que o aluno supra suas deficiências de aprendizagens anteriores.
Fazendo uma revisita ao Eixo Quatro deparei-me com a Interdisciplina Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, ministrada pelo Professor Nilton Mullet .Meu tema do TCC será sobre o ensino da História na quarta série a partir da pesquisa e esta interdisciplina tem muito a me ajudar.
Sempre que iniciamos um trabalho na área de história, precisamos localizar o aluno em seu pertencimento: quem ele é, seu papel na família, na comunidade, no município, no estado e no país.
A sua localização inicia-se a partir da história da sua vida, da sua família e acontecimentos que marcaram suas trajetórias enquanto seres atuantes em uma sociedade. A partir do conhecimento da sua história, partiria para o conhecimento da localidade, município, estado e país onde faz parte.
Meu estágio foi com uma turma de quarta série e trabalhei com um projeto sobre as missões jesuíticas. Se o aluno não conhece a sua história, seu pertencimento, como vai estudar a história de outras pessoas,que nem conhecem,somente através de fotos, gravuras, como é o caso dos índios, primeiros habitantes da nossa terra, mas ao mesmo tempo, muitos têm descendência destes habitantes do seu município e estado.
Nosso planejamento deve ser aberto a novas mudanças, pois se o aluno não se localizou na sua família, sua comunidade, seu município, como irá se localizar em seu estado. Neste caso é importante fazer uma retomada dos conteúdos e localizar o aluno para depois seguir adiante. Não podemos pular passos só porque a família não é objetivo da quarta série, mas se o aluno não foi trabalhado, é imprescindível esta retomada.
No meu estágio comecei pela história do aluno, sua árvore genealógica a partir de seus sobrenomes e a seguir introduzi o estudo sobre a pré-história e história do estado. Como eu já havia trabalhado com eles na terceira série, não foi difícil encaminhá-los, foi somente uma revisão. A montagem das árvores genealógicas foi interessante, pois ficaram encantados pela descoberta da origem de seus sobrenomes através da pesquisa com os avôs, avós, pais e tios. Muitos não sabiam a descendência de seu nome causando frustração neles. Como a grande maioria tinha descendência de indígenas, facilitou o início das pesquisas.
A autora Clarice Bittencourt fala da dificuldade que os profissionais da área apresentam em organizar os objetivos a serem trabalhados em cada série. É importante selecionar os conteúdos de acordo com o conhecimento prévio que os alunos possuem ou que já obtiveram nas séries anteriores. Para isso é importante recursos didáticos variados e diversificados para que o aluno supra suas deficiências de aprendizagens anteriores.
Um comentário:
Olá Maria do Carmo,
com certeza esta Interdiciplina trouxe contribuições para o teu estágio, como já descreveste, e ainda poderá te proporcionar subsídios para teu TCC.
Como falaste desenvolveste em teu estágio um projeto sobre as missões jesuíticas, mas não fazes referência a este projeto em tua postagem. Trazes sim, uma reflexão sobre a importância do aluno se localizar em seu pertencimento, quem é, sua família, estado, país.
Pelo que relataste fizeste uma retomada dos conteúdos trabalhados por eles nesta área até a série em que estão, para daí partir para o desenvolvimento do projeto.
É realmente isso que entendi?
E então, como foi o desenvolvimento do teu projeto? Alcançaste os osbjetivos esperados?
Abraços,
Fabiana Leffa
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