quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CONTRIBUIÇÕES DO EIXO III
No Eixo III,visitando as interdisciplinas, a Interdisciplina que chamou minha atenção foi a Ludicidade e Educação, que me fez compreender a importância do jogo e da brincadeira.
Durante o meu estágio, os jogos tiveram importância pedagógica no entendimento dos objetivos trabalhados dentro da história e das ciências.
Muitos pensam ou utilizam os jogos somente em matemática ou no português, mas eles também poderão ser usados nas outras disciplinas de maneira que possa ajudar o aluno na compreensão do assunto estudado.
Utilizei bastante os jogos durante o meu estágio, eles tiveram contribuições significativas para o desenvolvimento não só cognitivo, mas também afetivo e social.
Cerqueira (2007) cita que o jogo na educação pode significar experiência de extrema importância para o aluno, levando-o a entrar no mundo do conhecimento, construir respostas por meio de um trabalho, sendo um ócio digno, é um espaço e um tempo para pensar.
O jogo é prazeroso, integrador, envolvendo situações de interdisciplinaridade. É um aliado do professor na tarefa de ajudar o aluno a assimilar os objetivos estudados.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Maria do carmo,

em tua postagem trazes as contribuições do jogo para as diferentes disciplinas do currículo, como meio que promove o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
Trazes um referencial teórico para a reflexão (Cerqueira), e podes citar também o texto, obra de onde foi extraído.
Poderias também em tua reflexão expressar o que percebeste em tua prática em relação a aprendizagem dos alunos através dos jogos, enquanto evidências que demonstram a importância da utilização dos mesmos.

Abraços e continuamos conversando...
Fabiana Leffa