'SOMOS UMA TARTARUGA OU UMA ÁGUIA?SOMOS DAQUELES QUE DIANTE DAS DIFICULDADES PREFEREM ENCOLHER-SE NA SEGURANÇA DA SUA CASCA?OU QUEM SABE PRESSENTIMOS O INSTINTO DA ÁGUIA QUE NOS IMPULSIONA A ACEITAR DESAFIOS E ULTRAPASSARMOS INTEMPÉRIES"?
NIETZCHE
A educação está cada vez sendo mais desvalorizada,querem desistimular os professores a prepararem alunos para serem mais críticos e conscientes do seu papel no mundo ao qual faz parte.Tendo uma sociedade com membros alienados,fica mais fácil a manipulação.
É importante conhecer a realidade de nossos alunos,dar-lhes uma educação emancipatória,onde a escola esteja ligada a uma sociedade democrática.
Me questiono sobre o quanto é preciso reformular velhos métodos,velhas técnicas e introduzir o novo.Nossos alunos vem com saberese devemos aproveitar estes saberes para estimular nossa mudança.
Sempre que mexemos no pronto,no acabado,gera insegurança.Não seria melhor deixar assim?Já está pronto...
Precisamos enxergar como uma águia que o mundo está em constantes mudanças,transformações e que a escola precisa estar aberta a estas inovações e nós professores devemos sair debaixo da casca da tartaruga e alçar novos voos.
.
.
3 comentários:
Oi Maria do Carmo,
considero relevante e pertinente a tua reflexão. Todavia sinto falta de duas coisas: 1) uma conexão mais clara com as interdisciplinas do curso (conforme foi solicitado); e, 2) quais os autores/textos que contribuíram para a construção destes argumentos? Como o teu texto está muito bom, sugiro que apenas complemente estes dados e compartilhe conosco quais as contribuições dos eixos 1, 2 e 3 para a construção destas certezas. Se não houve contribuição das interdisciplinas, dos primeiros semestres, justifique, ok?
Grande beijo e voltos de uma ótima semana!
Profa. Nádie
Realmente me empolguei em escrever e me esqueci de citar qual interdisciplina.A interdisciplina é Escola,Projeto e currículo e o autor foi Miguel Arroyo em seu texto Ofício de Mestre.
Oi querida,
Eu sabia que tinhas mais a dizer do que aquilo que constava na tua postagem. A mesma dica (trazer as interdisciplinas, contextualizar, apresentar a teoria e os autores, além da reflexão) vale para as demais postagens. Na próxima procure situar o leitor (contexto das interdisciplinas) e ir "costurando" com a teoria/textos com a tua reflexão, ok?
Um grande beijo e uma ótima semana!
Profa. Nádie
Postar um comentário