MEMÓRIAS
Fazendo uma visita as interdisciplinas do Eixo II deparei-me com um texto da autora Simone Valdete dos Santos intiltulado "MEMÓRIAS E IDENTIDADES",dentro da interdisciplina Escolarização,espaço e tempo na perspectiva histórica-E.
Comecei a leitura deste texto novamente,pois já o havia lido,deparei-me com uma frase que dizia o seguinte:"Recordar é viver".Ao terminar de ler esta frase lembrei -me de meu estágio, quando eu e meus alunos,montamos o nosso PA sobre as histórias de Arroio do Sal que o povo conta ou contava,pois muitos já morreram.
Neste PA vimos o quanto é importante o registro das memórias,pois as pessoas que contam suas experiências,suas aventuras,seus feitos precisam registrar,porque ao morrer levam junto consigo tudo aquilo que fez se ninguém mais souber.
Ao lermos algumas histórias,alguns alunos levantaram esta questão:"professora,o Senhor Ponciano Valim morreu,ainda bem que ele contou as suas proezas de comerciante para alguém,porque senão hoje ninguém saberia e ele morto não poderia contar".
Esta fala me veio a mente enquanto lia este texto e durante meu TCC muito irei ler as memórias de pessoas que um dia fizeram história dentro do meu município,estado e país.
O Professor Nilton nos disse certa vez numa aula:"Cada pessoa que nasce forma sua própria memória e se não passar,relatar a alguém,morre com ela".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Maria do Carmo,
tua postagem revela que conseguiste buscar numa interdisciplina estudada no Eixo II, Escolarização, espaço e tempo, uma atividade que te propiciou refletir sobre a importância da recordação, da memória,do registro, enquanto meio da história ser conhecida e até mesmo resgatada.
A partir desta reflexão estabeleces a relação da importância do registro, com o desenvolvimento e o tema do teu TCC, pois buscarás neste a história do teu município,estado e país.
É isto??
Tanto os registros, quanto as mémorias e as recordações serão fundamentais.
Continuamos conversando....
Abração
Postar um comentário