SEXTA SEMANA DE ESTÁGIO
Quando falamos que nossos alunos devem construir seus conhecimentos, criamos oportunidades para que eles demonstrem o que construiram?Podemos dizer que sim quando deixamos que eles decidam,argumentem e concluam suas próprias experiências.
Como posso afirmar isso? No momento eu que eu respeito no aluno sua capacidade de demonstrar suas habilidades,estou dando a possibilidade para que ele construa seu conhecimento .
Um exemplo disso foi quando eles falaram em modelar com argila objetos usados pelos indígenas e confeccionar ocas indígenas.
Nesta semana ao trabalhar os setes povos,eles perguntaram quando eles iriam construir uma maquete de uma missão,pois já estavam coletando o material que seria usado.Marcamos para a sétima semana a montagem da mesma.
Isto me mostra que eles se apropriaram do conhecimento,como um construtor de sua inteligência,expondo sua apropriação do conhecimento adquirido e transformando em conhecimento real,visível a todos.
Segundo Piaget destaca:
"Formar homens criativos,inventivos e descobridores,de pessoas críticas e ativas,em busca constante da construção da autonomia."
domingo, 23 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Maria do Carmo,
Já percebo, ainda que timidamente, uma preocupação em articular teoria e prática.
Para avançar um pouco mais na tua reflexão, proponho alguns questionamentos:
Dar espaço para o aluno demonstrar suas habilidades é garantia de que ele construiu conhecimento? Como fazer avançá-lo cada vez mais?
Não entendi uma afirmação tua... o fato de te perguntarem sobre a realização da maquete é um indicativo de que os alunos construiram conhecimento? Por quê? Que relações estabeleceste para afirmar isso?
Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa
Postar um comentário