segunda-feira, 17 de maio de 2010

QUINTA SEMANA DE ESTÁGIO

A cada semana que passa com a realização do projeto sobre as missões jesuíticas percebo aumentar em meus alunos a curiosidade e o interesse em pesquisar para saber mais sobre o assunto.Isto deve-se ao fato de começar pela história deles,depois pela pré-história do Rio Grande do Sul e agora começando a sua história.
Em meus vinte e oito anos de magistério,perto dos 29 anos,nunca imaginei que seria tão significativo para os meus alunos começar um trabalho com a sua história interligada com a história de seu município e estado,até mesmo prá mim é uma maravilha estar sempre aprendendo.
Quando, em nossa primeira reunião de estágio,a professora Hilda me falou para iniciar o estudo do RS pela sua pré-história,fiquei um pouco assustada:onde vou encontrar este material?Mas ao mesmo tempo me empolguei e ao iniciar o projeto sugeri a meus alunos a pesquisa sobre o assunto.Inicei o trabalho com a história de cada um e a montagem de sua árvore genealógica.Trabalhei uma tabela onde apareciam o município-mãe(Torres) ,município-avô(Osório) e município -bisavô(Santo Antonio da Patrulha) de nosso município,para eles perceberem que nosso município também tinha sua árvore genealógica.
A partir da história deles e do município, entramos na pré-história do RS.
Já começamos a trabalhar as missões jesuíticas e eles estão cada vez mais empolgados em pesquisar para poder participar da hora da revisão de conteúdos e dos assuntos trabalhados.

"É NECESSÁRIO SER OUSADO PARA SER EDUCADOR"
PAULO FREIRE

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Maria do Carmo,

Tuas postagens têm apresentado reflexões superficiais, que se limitam a relatar fatos, mas não trazem uma relação teoria e prática, não apresentam tua interpretação/avaliação do planejamento e sua aplicação.
Não vejo em tuas reflexões referência a um trabalho interdisciplinar, ligado a alguma arquitetura pedagógica.

O blog e o wiki são espaços diferentes, além disso este é público e o wiki é privado. Os registros são, portanto, diferentes.

Aqui, precisas avaliar teu trabalho, destacar aprendizagens, dificuldades, como tens agido diante dos conflitos... Procure expor-se mais, mostrar teu trabalho, construindo uma reflexão crítica, densa, articulada, ok!

Todas as temáticas, conteúdos trabalhados são definidos por ti? Como ficam os interesses e curiosidades dos alunos? Eles têm espaço para falar sobre o que querem aprender?

Já recebeste visita da equipe de supervisão? Conte como foi.

Seguimos conversando!
Beijos, Rô Leffa