REFLETINDO SOBRE A SEMANA DOIS.
Durante esta semana ficou mais claro para mim a importãncia de começar os conteúdos de estudos sociais(história) pela pré-história doio Grande do Sul.
Quando se faz toda esta introdução fica mais fácil trabalhar a história do RS. Os alunos, ao realizarem as pesquisas solicitadas, ficaram empolgados e até mesmo as mães relataram o interesse deles em realizar as pesquisas e descobrirem fatos interessantes sobre o assunto.
Algumas mães de alunas são minhas colegas e me relataram que ao ajudarem as filhas nas pesquisas, também aprenderam e que notaram o interesse das mesmas ao realizar a tarefa.
Estes relatos me deixaram motivada a seguir minha nova maneira de trabalhar.Apesar de estar em sala de aula à 28 anos, estou sempre aprendendo novas maneiras de dar uma aula motivadora.
Na próxima semana já iniciarei o trabalho sobre os índios como primitivos do nosso estado e deste chegar ao trabalho sobre as missões jesuíticas.
Na próxima semana (maio) iremos visitar um sambaqui,aqui em Arroio do Sal e conhecermos mais um pouco sobre o mesmo, pois irá uma profissional da Secretaria do Meio Ambiente junto para falar sobre o assunto.
Pena que não consegui vídeos sobre os sambaquis, mas eles verão de perto um deles,pois em Arroio do Sal tem dois já preservados pela Secretaria do Meio Ambiente.
sábado, 24 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá Maria do Carmo,
Como tens integrado os conteúdos de outras área do conhecimento: Matemática, Português...? Não trazes nenhum relato sobre isso.
Disseste que os alunos fizeram uma pesquisa? Como ela foi orientada? O que exatamente os alunos tiveram de pesquisar? Essa contribuição dos pais era esperada? Essa pesquisa se aproxima da metodologia de pesquisa trabalhada nos PAs?
Falaste também em uma "nova maneira de trabalhar". O que caracteriza essa nova maneira?
Aguardo complementação da postagem.
Beijos, Rô Leffa
Meu planejamento foi reformulado.Entre no meu pbworks e verás.
Postar um comentário